Destaque

O que é Banco de Dados e porque você deve ter na sua empresa

Saiba o que é Banco de Dados e entenda sua importância nas empresas. O banco de dados é uma das ferramentas que mais diferenciam as o...

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Primeira vez realizando o Enem? Confira essas dicas



Vai prestar a prova do Enem pela primeira vez e não sabe por onde começar? Saiba como se preparar da melhor forma e o que fazer para ter mais chances de passar nessa prova! 

Se você vai prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez é preciso tomar alguns cuidados para não bobear na prova. Uma das primeiras dicas é ir atrás de quem entende do assunto, sendo este especialista, professor ou até mesmo um conhecido seu que já tenha passado por um teste ou vestibular similar nos anos anteriores, uma vez que ele poderá prestar-lhe assistência e ajuda-lo com dicas valiosas que possam melhorar sua preparação e performance na prova. Neste período do ano, é muito comum os estudantes ficarem perdidos nos estudos e não saberem por onde começar. Entretanto, existem algumas dicas mais concretas que você pode tomar para ter mais chances de passar na prova. Listamos as principais delas abaixo.

Rotina de estudos

Faltam poucos dias para a prova e é normal que o estresse e a ansiedade tomem conta da gente, mas o ideal é tentar relaxar ao máximo. Se esta é a sua primeira vez, é preciso familiarizar-se primeiramente o com o modelo da prova e isso pode ser feito através de testes anteriores, como o de 2012, por exemplo. Você também pode recorrer à quem já tenha passado pelo Enem e esteja mais familiarizado com a prova e a estruturação do conteúdo. Como faltam poucos dias, não dá tempo de estudar todo o conteúdo e subentende-se que os candidatos já o tenham estudado. Para os mais dedicados, essa hora é ideal para revisar os resumos feitos durante o estudo. Nos resumos, deve constar os pontos principais de cada tema que sejam mais propensos a cair na prova. Revise, inclusive, os seus conhecimentos da língua portuguesa para que consiga passar pela redação sem grandes problemas. No dia anterior à prova, o indicado é não estudar e relaxar o máximo possível para estar revitalizado no dia da prova.



A prova do Enem compreende uma série de diferentes disciplinas e, por isso, é necessário sair-se bem nas provas e conseguir alcançar uma pontuação, no mínimo, satisfatória para garantir sua vaga no ensino superior. Por isso, a administração do tempo de estudos conta e muito no resultado final. O ideal é dividir o tempo de estudos em 3 matérias e fazer resumos que contenham a maioria das informações principais. Se a sua facilidade está em Humanas, comece a se dedicar ao que tiver mais dificuldade. Claro que não existe nenhuma fórmula padrão que caiba em todos os casos, uma vez que cada um possui um grau de dedicação e tem mais facilidade em algumas matérias e dificuldades noutras. Um erro comum cometido por muitos estudantes é passar a maior parte do tempo estudando o que gosta e deixar as matérias com as quais tem menos afinidade para mais tarde. Mas, por falta de planejamento, acabam estudando-as menos. O ideal, nessas horas, é fazer uma espécie de rodízio entre todas as áreas de estudo para garantir uma maior produtividade. Alternando os estudos, você fica menos cansado e a produtividade aumenta, além do conteúdo ser melhor digerido.

Saúde x Aprendizagem

Este é um fator muito importante quando estamos falando de aprendizagem, especialmente se tratando do Enem, que exige um estudo muito mais abrangente. Nessas horas de tensão, é comum a gente se afobar e esquecer de prestar atenção na nossa saúde. É extremamente importante estudar com consciência e não desgastar-se a ponto de adoecer, deixando de comer ou dormindo mal, por exemplo. Estudar é preciso, mas até seu limite. Faça pausas de tempos em tempos e não ultrapasse o tempo suportado por seu corpo, caso contrário você começará a arcar com as consequências da agressão ao organismo. Isso é possível exatamente quando se tem um plano de estudos. Por isso, alimente-se bem, estude em ambientes com iluminação apropriada, pratique esportes leves para que não fique fisicamente desgastado, além de dormir muito bem dias antes da prova. Lembre-se que este é um dia importante e, com a saúde abalada, nem mesmo quem tenha estudado tudo como programado sairá bem na prova, já que a nossa condição física está diretamente ligada ao nosso estado mental e uma pessoa cansada, desgastada, doente e estressada tem menores chances de passar na prova.
Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário